quarta-feira, 7 de julho de 2010

RESENHA: UMA SALA DE AULA NO CIBERESPAÇO:

UMA SALA DE AULA NO CIBERESPAÇO: REFLEXÕES E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO PELA INTERNET.
André Lemos, Cláudio Cardoso, Marcos Palacios





No meio do curso de educação a distância, é necessário a utilização dos hipertextos e suas aplicações.
De acordo com o texto, O nome hipertexto é atribuído a Ted Nelson em 1965, quando este lança o Projeto Xanadu. O hipertexto é pensado por Nelson como um media literário onde, a partir de textos colados a textos, poderíamos abrir janela e janelas de janelas dando sobre mais e mais informações (textuais, sonoras e visuais). A idéia básica de Xanadu é criar uma biblioteca com toda a literatura mundial. Hoje o WWW é um hipertexto planetário, onde o “internauta” pode navegar de informação em informação, de site em site, em tempo real, através de interfaces gráficas que são os browsers. O ciberespaço é assim um imenso hipertexto planetário, um espaço rizomático.
Entendo que um ponto essencial na utilização desses hipertextos é a interatividade, pois é ai que vem a difusão do conhecimento, a interação entre alunos e professores. O usuário pode interagir informações com o outro.
Um ponto abordado no texto é que para construir uma experiência de cursos on-line temos que levar em conta uma economia de links e permitir que o aluno não se perca pelas informações indexadas. O site deve ser facilmente visualizado para que o aluno não se sinta desestimulado a prosseguir, seja pelo excesso de links e de percursos tortuosos, seja pela falta de possibilidade de intervenções abertas. A navegabilidade seria assim o "conforto" da nossa "Sala de Aula".
No texto é mostrado um projeto que foi criado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura no Ciberespaço (Cyberpesquisa) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelos professores André Lemos, Cláudio Cardoso e Marcos Palacios como um espaço de experimentação para técnicas de ensino à distância utilizando a Internet como ambiente comunicacional.

Eles escolheram o tema “Introdução à Cibercultura” , eles tiveram sucesso na primeira iniciativa. E nesse programa eles construíram um Web Site do Projeto Sala de Aula, estruturado, padronizado e estruturado para crescer, aberto que está para incorporar novos módulos futuros.

No meu ver, esse projeto foi de grande utilidade, pelo fato do crescimento das tecnologias e as modificações que estamos passando, o projeto mostrou uma maneira de pensar em novas formas pedagógicas em relação ao cyberespaço, procurando valorizar e explorar mais os sites, favorecendo também a troca de ideias como os alunos ouvindo suas indagações e opiniões. Foi de grande importância para o aluno buscar sua auto-educação onde o indivíduo tem uma postura da busca ao saber, criatividade, optar novas abordagens,a autonomia, proporcionando ao aluno que “construa seu próprio caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário